domingo, 1 de maio de 2011

Beatitude...

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).


O polonês Karol Wojtyla morreu em 2 de abril de 2005, após um pontificado que durou 27 anos. Na própria noite em que foi anunciada sua morte, a multidão presente na Praça de São Pedro pedia que ele fosse declarado santo imediatamente.


A causa de beatificação do papa é uma das mais rápidas da história. Ela teve início um mês após a morte de João Paulo II, quando seu sucessor, Bento XVI, dispensou as regras e deu início às investigações da santidade, que em geral só ocorrem cinco anos depois do falecimento.


No caso de João Paulo II, a Congregação para a Causa dos Santos -seção da Cúria que cuida do processo de beatificação- avaliou o caso da freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand que foi inexplicavelmente curada de mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, dois meses após a morte dele.Conforme as regras da Igreja Católica, outro milagre será necessário depois da beatificação, para que todo o processo de santificação seja finalizado.

Nenhum comentário: