sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quer tapioca?

Seja recheada com coco, queijo coalho ou mesmo com goiabada... huuummm... é uma delícia!


Ingredientes:

1/2kg de farinha para tapioca (bijou ou polvilho) 
Água o suficiente para cobrir
Sal a gosto

Preparo:

Coloque a farinha em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe por 12 horas ou até dissolver bem. Após o tempo indicado, seque com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso de água. Esfarele essa massa com as mãos, passe pela peneira e acrescente um pouco de sal. 

Em uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira. 

Dica: deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa.

O ponto é bastante rápido, assim que pegar liga e começar a  desgrudar do fundo da frigideira, acrescente o coco ralado (natural), dobre com se fosse fazer um pastel e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar.

Não deixe escurecer nem endurecer. 

Você pode rechear com goiabada, doce de leite, carne de sol, queijo, ou só com manteiga.

Dica: Aqui em Pernambuco nós chamamos a farinha de tapioca de goma de mandioca
Coloque uma quantidade de goma suficiente apenas para cobrir o fundo da frigideira, a massa ficará mais leve.

Cai bem com um cafezinho!
Bom apetite!

Ah, tô participando do mosaico! Vai lá você também!


5 comentários:

Aryanne de Moraes disse...

Oi Deyse, obrigada pela visitinha!
Acabei de conhecer seu blog e já vou seguir, tá?
Adoro tapioca ou beju (como chamamos lá no Piauí, rsrsrs....).
Bom final de semana, cheio de bênçãos.
Beijocas...

Deyse Costa disse...

Obrigada por retribuir a visitinha, Aryanne! Aqui nós também temos o beju, mas a massa dele é mais espessa e mais seca... a tapioca tem massa mais macia e fofinha!

chêros pra você e volte sempre!

Neli Rodrigues disse...

Cheguei aqui através do Mosaico da Rejane. Meu marido adora tapioca com leite condensado acho bem fácil de fazer. Se quiser, veja minha receita tb...Arroz Biro Biro.
Bjs♥
http://caprichosbyneli.blogspot.com

sandreka disse...

Pena que não dá para mandar por email né!!!
amo tapioca,e a sua esta cara ótima.
bjks sandreka.

disse...

Olá, vi sua tapioca lá no blog da Re.
Menina eu adoro tapioca, até andei procurando como fazer, pq aqui no vale do paraiba não é comum comer tapioca, então eu sempre esperava os parentes do meu marido mandar da Paraiba, até que, fui no supermercado e achei já a goma, prontinha p ir p panela, inclusive peneirada, trouxe p casa receosa, mas posso garatir, vale a pena, fica uma delicia, depois vou fazer um post sobre a marca, e tipos de recheio rs;
Vá lá me conhecer tbm.
beijinhos