domingo, 8 de agosto de 2010

Coléus...



Olha eu aqui outra vez!!rsrs

Bom, hoje seguindo a sugestão de uma amiga, falarei sobre o cultivo de algumas plantinhas. Confesso que até pouco tempo atrás, apesar de achar lindo, não me imaginava com as mãos na terra cultivando plantinhas, sonhando com um jardim... bom, até sonhava, mas nem sabia por onde começar. E só em pensar no trabalhão eu adiava o projeto. Só há uns 8 meses(nov/09)atrás decidi cultivar meus primeiros vasinhos: uma Areca, uma Cica revoluta e uma Lanterninha chinesa. Ah, e ainda ganhei de brinde um lírio da paz do vendedor! É, deu pra perceber minha desorientação, nada planejado, apenas o pontapé inicial. Mas não é que peguei gosto! Certo que contei com umas ajudinhas, uns amigos viam meu xodó com uns poucos vasinho e foram se sensibilizando e doando seus exemplares esquecidos para que eu cuidasse. Bastou uma terrinha daqui, adubozinho de lá... e elas começaram a retribuir com sua beleza. Ainda não tenho uma Jardim, mas cuido com carinho dos meus vasinhos. E agora vou partilhar desse prazer com vocês a começar pelos exemplares que já tenho, depois passo a falar dos que eu gostaria de ter. E pra iniciar, falarei sobre o COLÉUS, uma plantinha fácil de cultivar e que provavelmente você já deve ter visto. Fica linda em vasos ou em canteiros, fazendo um coquetel de cores dá um efeito lindo...




Nome Científico: Solenostemon scutellarioides
Sinonímia:
Coleus blumei, Coleus x hybridus, Ocimum scutellarioides, Solenostemon blumei, Plectranthus scutellarioides
Nome Popular: Cóleus, Coração-magoado
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Java e Malásia
Ciclo de Vida: Perene
O cóleus é uma planta herbácea muito apreciada pelo colorido de suas folhas. Ela originou-se da hibridização entre espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e S. bicolor e atualmente conta com numerosas cultivares. Suas folhas são grandes, macias e podem apresentar diversas cores e combinações entre amarelo, vermelho, rosa, roxo, verde e marrom. É interessante observar que as cores das folhas podem formar degradeés ou contrastar bruscamente. As flores azuladas surgem em inflorescências do tipo espiga, acima da folhagem, em qualquer época do ano e têm importância ornamental secundária.

As cores vivas desta vistosa folhagem podem ser aproveitadas em diversos ambientes. No jardim, ela poderá formar maciços ou conjuntos, além de bordaduras junto a muros. Em pátios e varandas, ou em uma janela bem iluminada, o cóleus será uma espécie muito decorativa, podendo ser plantado em vasos ou jardineiras. Em climas quentes, é possível desfrutar de sua beleza colorida o ano todo. É uma planta de baixa manutenção, não exigindo podas e tolerando um pouco a estiagem. Atinge cerca de 40 a 90 cm de altura, de acordo com a variedade.

Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra, em substrato bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Adubações a cada 15 dias são suficientes para que a planta cresça bonita. Apesar de perene, o cóleus deve ser replantado bienalmente, pois perde a beleza com a idade. Planta tipicamente tropical, que pode ser conduzida em clima temperado, requerindo estufa no inverno. Não tolerante a geadas. Multiplica-se por sementes e estacas de caule e ponteiros.

Esse é meu:



Nenhum comentário: