terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lírios da paz


São lindos!! Tenho de 3tipos: Pequeno, médio e grande... o médio é diferente dos demais, tem o verso da flor na cor verde e as folhas são mais ovais. Os demais são branquinhos, mas ainda não me deram flores. Ah, tenho também um lírio do brejo(Lírio do vale) que também não me presenteou ainda com flores. São bêbes!rsrs

Nas últimas semanas tenho tratado-os com pulverização de óleo mineral, contra as cochonilhas e pulgões ,e sulfato de cobre contra as manchas negras e outros insetos sugadores. Parecem estar melhorando, as folhinhas estão com bordinhas queimadas, acho que o pouco de Sol que pegam está as prejudicando. Elas não gostam de Sol direto. Mas precisam de luz...


Nome popular: Lírio-da-paz; Bandeira-branca; Espatifilo.
Nome científico: Spathiphyllum wallisi Regel.
Família: Araceae.
Origem: Venezuela e Colômbia.


Observações: Planta herbácea perene, de 30 a 40 cm de altura, com folhas brilhantes, que também possuem grande valor ornamental. É bastante semelhante à outra espécie chamada de Spathiphyllum cannifolium, que também possui grade valor ornamental.

Floresce durante a primavera-verão, destacando-se pela espata branca que com a idade torna-se verde e pela ausência total de perfume.

A planta não tolera baixas temperaturas, sendo recomendada apenas para regiões tropicais e subtropicais.

Cultivo: É cultivada à meia-sombra em vasos, em canteiros formando conjuntos isolados, ou em bordaduras e beira de muros, em terra rica em composto orgânico, com boa drenagem e irrigada periodicamente.
Multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original, as quais podem ser separadas da planta-mãe em qualquer época do ano.

O Lírio da paz é bem resistente a pragas e doenças. Os maiores problemas podem ocorrer devido ao encharcamento por excesso de regas, e excessiva exposição solar. Estudos realizados pela NASA demonstraram a capacidade desta planta em filtrar poluentes e amenizar as ondas eletromagnéticas emitidas por equipamentos eletrônicos(Oia!).

Dicas:
  1. Adube seu lírio aos menos 1x por mês, alterne húmus de minhoca e um adubo foliar(um mês húmus, outro mês abubo foliar);
  2. Não deixe a terra do vaso secar, regue ao menos duas vezes por semana. Nunca encharque, e nem utilize pratinho debaixo do vaso;
  3. Faça podas de limpeza eliminando folhas e flores secas;
  4. Essa planta é tóxica se ingerida, muito cuidado com as crianças e animais.
CURIOSIDADE:

Separe a água do cozimento da beterraba e regue seu lírio da paz, então você terá flores da cor da beterraba! Querendo flores brancas é só voltar a regar com água pura! Eu nunca experimentei mas há que diga que dá certo.

Beijos e até a próxima postagem!

Nenhum comentário: