domingo, 25 de março de 2012

Picadas de abelhas...

Picadas de abelhas, Vespas, Marimbondos... você já teve um acidente do tipo? Pois bem, aconteceu comigo ontem e fui parar na emergência. Foi apenas uma abelhinha, não sei de que tipo, mas fez um estrago medonho. Estava eu andando de carona na moto do marido com a viseira do capacete aberta(que não é correto!), e pimba! Ela entrou e ferroou próximo a têmpora. Além da dor que foi imensa, o local foi inchando numa proporção que me fez ir parar no hospital. Eu não sabia que era alérgica... esse tipo de acidente pode ser fatal em pessoas alérgicas.
Alguns insetos, como as abelhas, costumam deixar o ferrão na pela ao picar. Neste caso, o ferrão deve ser retirado raspando suavemente a superfície cutânea até o fazer sair, mas nunca puxando por ele nem torcendo-o, visto que se poderá introduzir ainda mais veneno no corpo. Um cubo de gelo colocado sobre a picada reduz a dor. Também é útil aplicar cremes que combinem um anti-histamínico, um analgésico e um corticosteróide


 Por isso, em caso de picadas de abelhas ou marimbondos, procure a urgência mais próxima e tenha sempre em casa um kit primeiros socorros com algum anti-histamínico e uma seringa já carregada com adrenalina, a qual bloqueia as reacções anafilácticas ou alérgicas.  

E fique bem longe das colmeias... e com a viseira do capacete sempre fechada quando a moto estiver em movimento!

Nenhum comentário: