sábado, 14 de abril de 2012

LAICIDADE x LAICISMO



A laicidade significa uma separação de águas entre Estado e Religião e não uma disputa ou inimizade entre ambos. No Estado laico as leis não estarão subordinadas as leis de nenhuma igreja. Mas quando ouço falar que a religião deve se limitar a esfera privada e que deve-se retirar os símbolos religiosos das repartições públicas, não estaríamos afirmando a exclusão da religião!? As minhas crenças fazem parte do que eu sou, elas vão comigo aonde vou. Assim  é também com aqueles que creem diferente de mim. Seus símbolos, suas músicas são a manifestação de sua essência. Queremos sim um Estado Laico, onde as pessoas tenham a liberdade de crer e ter a religião que desejarem, sem serem perseguidas ou privilegiadas por isto. O que me preocupa é a ideia de alguns que pregam o respeito às diferenças tendo como condição o não convívio  com o diferente. Como assim? Pra respeitar, eu tenho que conhecer. E pra conhecer eu preciso CONVIVER!! 

Estado Laico SIM. LAICISTA NÃO!

Nenhum comentário: